
Em espaços físicos adequados ou adaptados ás necessidades das crianças, com mobiliário e material pedagógico apropriado ao trabalho a ser desenvolvido, como salas para atendimentos individuais, em grupos, salas para bebês, salas de psicomotricidade,

O QUE O BEBÊ E VAI ENCONTRAR NA EDUCAÇÃO PRECOCE
Acolhimento e escuta á criança e seus familiares; um


Um coordenador – que vai fazer o acolhimento, identificar a razão de a criança ter chegado ao Programa; fazer a exposição do funcionamento, dos objetivos, e entregar um termo de compromisso. Entrevista com a mãe com vistas ao conhecimento das informações referentes ao processo de desenvolvimento da criança em seus diferentes aspectos; posteriormente será o intermediário entre a criança e o acompanhamento médico e terapêutico, buscando apoio, se necessário (parcerias).
Professor pedagogo e Educador Físico – que

Professores – a criança será atendida através de um planejamento a curto, médio e longo prazo, dentro de suas necessidades, através de estratégias adequadas, por

Professor e Coordenador – Fará Estudo de Caso com a equipe da Precoce em caráter sistemático, semanal de dois horários com vistas á reavaliação das estratégias interventivas.
Coordenador, Professores, Equipe de Apoio Pedagógico
A criança ao completar o Programa, aos 3 anos, fará um Estudo de Caso e Encaminhamento da crian

As Formas de Atendimento
Os atendimentos individuais serão realizados 2 vezes por semana com duração de 45 minutos cada.
Crianças de 2 e 3 anos serão atendidas em grupos de 2 ou mais crianças, por 2 ou mais vezes por semana.
Crianças com maior grau de comprometimento, de acordo com o Estudo de Caso e Avaliação, d


O atendimento do Professor de Educação Física deverá seguir o Programa de Educação Física específico da E

Os bebês de risco na idade de 0 a 3 com seus respectivos pais ou responsáveis para avaliação e orientação quanto ao seu desenvolvimento global, não necessitando neste período de intervenção sistemática. Esse atendimento será realizado por um profissional qualificado devido aos cuidados e a extrema especificidade desta faixa etária e simbiose mãe-bebê.
Atendimentos Especiais
Ecoterapia – método educacional terapêutico que utiliza o cavalo em uma abordagem interdisciplinar, buscando o desenvolvimento biopsicossocial em crianças

Estimulação Perceptiva – prática alternativa que utiliza o toque corporal como uma técnica que estimula, tranqüiliza e acalma e ao mesmo tempo possibilita uma consciência coral interagindo com sistemas importantes neuropsicológicos, executado por profissionais do Programa com conhecimento técnico específico comprovado.

Orientação e Estimulação da Linguagem e da Fala: ações pedagógicas que estimulam o processo da fala com base no processo do desenvolvimento infantil, realizada pelos professores da Educação Precoce,
Informática – abordagem, pedagógica que viabiliza e instrumentaliza outras formas de linguagem dos conteúdos

Toda essa equipe que atende as crianças do Programa de Educação Precoce é da Secretaria de Estado de Educação, que estejam qualificados, com cursos específicos na área da Educação Precoce. Profissionais comprometidos com o trabalho que exige alta habilidade na sua realização, com o perfil adequado ao atendimento ao portador de necessidades especiais, que realiza uma pedagogia afetiva, o que vem a se tornar a marca do sucesso, na Educação Especial, visível nos dados estatísticos de reabilitação e superação que alcançam.
A atualização da equipe é realizada periodicamente através de cursos de capacitação, seminários, palestras, discussões de caso e estudos sistematizados oferecidos pela SEDF/DEE, instituições conveniadas ou comunidade.
Busca-se a atuação transdisciplinar e interdisciplinar integrada da equipe multiprofissionalização, evitando a construção de uma visão fragmentada do desenvolvimento da criança.
SERVIÇO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO COMPLEMENTAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Sala de Apoio/Recursos
Espaço físico adequado, localizado nas Escolas de Educação Infantil que adota a filosofia da Educação Infantil Inclusiva, oferecendo atendimento educacional especializado os alunos com necessidades educacionais especiais da própria escola.

O atendimento em sala de apoio/recurso pode acontecer em turno contrário, individualmente ou em pequenos grupos. A intervenção pode acontecer na própria sala de aula, apoio ou em outros ambientes d escola que se mostrarem adequados ás atividades e propostas de intervenção.
Atualmente, a Regional de Ensino de Planaltina-DF dispõe da Ecoterapia e do Atendimento Complementar, em horário inverso, não somente ás crianças que terminando o Programa de Educação Precoce e que estão na inclusão em outras escolas, como ás crianças que deixaram o Centro de Ensino Especial.
Fonte de Pesquisa:
-Orientação Pedagógica – Educação Precoce – Secretaria de Estado de Educação de Brasília – DF
NMP-Regional de Ensino de Planaltina-DF
Centro de Ensino Especial nº1 de Planaltina- DF
Do blog: http://impactodapedagogiamoderna.blogspot.com.br/2010/12/programa-de-educacao-precoce-educacao.html
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